O processo de brainstorming, tema abordado no primeiro artigo desta série, continua um tópico válido para qualquer setor de negócio. Aumentar a energia criativa de uma equipa de trabalho é o seu principal objetivo. Aqui estão mais formas criativas para usar em sessões de brainstorm em equipa.
1. A REGRA DAS 2 PIZZAS
Não vale a pena reunir com demasiadas pessoas. Por que não adotar o lema de Jeff Bezos, CEO da Amazon? Bezos não convoca reuniões nas quais 2 pizzas não chegariam para alimentar todo o grupo. Acreditamos que, por norma, 2 pizzas alimentariam entre 6 e 10 pessoas – mas não mais que isso. Caso contrário, as pessoas ficariam figurativamente falando, esfomeadas e, por isso, pouco produtivas.
2. RABISCAR
Pegar na caneta e rabiscar o papel ajuda a impulsionar o insight criativo. Além disso, aumenta o tempo de atenção e ainda facilita a memória de curto e longo prazo.
3. CONSTRUIR E DESCONSTRUIR
Fragmentar as ideias ou construir novas a partir delas, é uma maneira de transformar poucas ideias em muitas. Por exemplo, cada interveniente pode anotar 2 ou 3 ideias e depois trocá-las entre si para as desenvolver. Esse processo pode rodar algumas vezes e ser o começo de uma discussão produtiva.
4. MUDAR O AMBIENTE DA SALA
O espaço em que as sessões de brainstorm são conduzidas afeta as ideias da equipa. Assim, ambientes mais enriquecidos vão estimular o cérebro humano e acelerar a conexão dos neurónios. Então, se mudarmos o ambiente do nosso local de trabalho, transformamos também a maneira como o nosso cérebro funciona. Algo tão simples como reorganizar cadeiras ou colocar quadros na parede incentiva a criatividade a fluir.